domingo, 26 de fevereiro de 2012

ÉMILE DURKHEIM: SOCIOLOGIA



Estudo dos textos:
  - Divisões da Sociologia: As ciências sociais particulares;
  - O que é fato social?.

1) Quem é Émile Durkheim?
Sociólogo francês, Durkheim é considerado um dos pais da Sociologia moderna e fundador da escola francesa que combinava a pesquisa empírica e a teoria sociológica. Conhecido também como um dos melhores teóricos do conceito de coesão social. Suas principais contribuições para a Sociologia foram as ideias de Fato Social e Consciência Coletiva, além de uma análise sociológica do suicídio.

            2) Qual sua relação com o positivismo?
 Durkheim tem uma visão peculiar da sociedade e do objeto das Ciências Sociais. Faz uma comparação da sociedade como sendo um organismo vivo, na qual há um funcionamento próprio e que este independe dos indivíduos. A sociedade, segundo o autor, não é a simples soma dos indivíduos e sim uma parte de uma multidão de colaboradores entre os quais estão os membros de muitas gerações e que a mentalidade do grupo, da sociedade, difere da individual.
Adepto do positivismo, Durkheim acredita e defende a formulação de uma metodologia de estudo dos fenômenos sociais, porém, diferencia-se de Comte por acreditar que a sociedade encontra-se em evolução constante, não sendo possível explicá-la a partir de apenas uma ótica. Na realidade o estudo da sociedade deve-se ser realizado tendo como parâmetros vários aspectos distintos. Durkheim discordava de Comte  quanto a ciência ser regida por uma lei única, no caso, a lei dos 3 estados elaborada por Comte. É da natureza das ciências positivas jamais serem acabadas, não sendo possível aplicar o conceito universal de Comte no estudo da sociedade.




3) Como Durkheim dividia a sociologia?
Morfologia Social - Abrange as questões geográficas, demográficas, e características populacionais da sociedade.
Fisiologia Social - Estuda as manifestações vitais da sociedade. Compreende uma pluralidade de ciências particulares pois os fenômenos sociais são muito distintos. Os aspectos estudados pela fisiologia social englobam: Sociologia Religiosa, Moral, Jurídica, Econômica, Lingüística e Estética.
Sociologia Geral - Busca a unidade do gênero.  Pode ser considerada a base da sociologia, a busca pela generalização. Busca entender os conceitos gerais do comportamento social. Os distintos fenômenos sociais fazem parte de um mesmo gênero sendo necessário entender e pesquisar o que garante essa unidade.

 4) Por que é da natureza das próprias ciências positivas não serem jamais acabadas?
Por conta da complexidade das realidades que as ciências positivas tratam. Segundo Durkheim, devido a essa complexidade, as realidades jamais podem ser esgotadas. Partindo do pressuposto de que a Sociologia é uma ciência positiva, pode-se afirmar que ela abrange diferentes problemas que correspondem aos diversos aspectos da vida social, não se limitando apenas a uma análise isolada de um aspecto.
Para Comte, uma única lei merece ser estudada a fundo, a famosa lei dos três estados. Segundo Comte, quando essa questão fosse resolvida a ciência não teria mais discussões. Já Durkheim garantia que a Sociologia jamais seria esgotada, por conta da própria Dinâmica que ocorre nos diversos aspectos da vida social.

5) Qual a relação entre moral e a vida social para Durkheim ?
A moral consiste em um conjunto de normas de conduta que prescrevem a atuação do sujeito em determinadas circunstâncias. Essas normas são diferentes de outros tipos de regras, não são uma ordem qualquer, pois essas envolvem uma noção de dever, possuem um respeito especial e o cumprimento delas é desejável, temos prazer em cumpri-las.
 Cada povo, em certo momento de sua história, possui uma moral. A opinião pública e os tribunais julgam baseando-se nas mesmas, ela representa o bem. Negá-la é o mesmo que negar a sociedade, pois em geral existe uma moral comum àqueles que pertencem a uma coletividade. A sociedade é a autoridade moral e ela confere às normas morais seu caráter obrigatório.
Onde se inicia a vida do grupo começa a moral. A ligação de um indivíduo a um grupo o faz aderir determinado ideal social. Para Durkheim a sociedade é a melhor parte do ser humano, e o homem é humano por viver em sociedade, sair dela seria o mesmo que deixar de sê-lo. É a sociedade que ensina aos homens certas virtudes, de modo que seus fins individuais sejam subordinados a outros mais elevados, utilizando a liberdade do indivíduo para benefício social.
  
6) O que é um fato social?
Segundo Durkheim um fato social compreende "toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter". Logo, o fato social é algo que possui vida própria, externo aos membros da sociedade e que exerce nos mesmos uma autoridade que os faz agir, pensar e sentir de determinadas maneiras

7) Qual a relação entre o comportamento individual e as maneiras de ser coletivas?
A relação existente entre o comportamento individual e as maneiras coletivas vem do fato de o comportamento do individuo ser imposto e influenciado pelos fatos sociais, quer queira, quer não como é afirmado no texto “O que é fato social?” por meio da passagem “(...) Porém, já que hoje se considera incontestável que a maioria de nossas idéias e tendências não são elaboradas por nós, mas nos vêm de fora, conclui-se que não podem penetrar em nós senão através de uma imposição; eis todo o significado de nossa definição.” A educação de uma criança é citado no texto como um exemplo deste comportamento, pois é possível notar que uma criança é educada de acordo com os costumes da sociedade: o idioma, as crenças, costumes. Nesta educação são impostas maneiras de ser, agir, sentir que, de modo espontâneo, não seriam atingidas. O indivíduo é moldado de acordo com o comportamento coletivo a fim de formar um ser social, e não por meio de uma liberdade de ação.

 REFERÊNCIAS:
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. de O.; OLIVEIRA, M. G. M. de.; Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. revista e ampliada. Belo Horizonte, 2003: UFMG, 1995.
DURKHEIM, Émile. Coleção Grandes Cientistas Sociais.São Paulo: Editora Ática, 1984    Capítulos 1 e 2 - Divisões da Sociologia: As ciências sociais particulares; O que é fato social?.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

AUGUSTE COMTE: SOCIOLOGIA

  
  Estudo do texto:
  - Sociologia: Conceitos Gerais e Surgimento


Quem é Augusto Comte?
    Filósofo frances , nascido em 1798 , Foi o criador da Sociologia ( estudo da formação e comportortamento da sociedade ) e precursor do Positivismo

Qual a importância do seu Pensamento?
        As ideias de Comte modificaram dogmas da ciencia moderna. Na busca por uma ciencia pura , o rigor metodológico jamais poderia ser esquecido. O Pesquisador deveria se manter neutro , abdicando de seus valores e conceitos e baseando seu projeto apenas nos fenômenos observados. Tudo em prol de atingir uma verdade absoluta e inquestionável. Comte foi o filosofo que buscava “ por ordem no mundo“. A ordem e a organização , para Comte , eram a chave do progresso cientifico e social.

Quais suas principais ideias?
         Dentre as principais ideias de Augusto Comte destacam-se :

Positivismo – A investigação do real através da observação. Comte acreditava que que tanto a natureza como a sociedade eram regidas por leis imutaveis. O positivismo tem como prioridade entender como os fenômenos ocorrem e não as causas do fenômeno. Comte acreditava que o estudo da sociedade deveria ser encarado como uma ciencia tradicional  como a Fisica , Astronomia, dando origem ao termo “ Fisica Social “

A instituição da Moral como ciencia -  estudo da constituição psicológica dos indivíduos e suas interaçoes sociais.

O principio do “Espirito de Conjunto” -  O sistema determina o comportamento de suas partes. Como o ambiente influencia o comportamento dos indivíduos, como a sociedade participa da construção de valores e principios morais.

A Designação do termo Sociologia , para o estudo da ciencia social , do comportamento da sociedade e das relaçoes entre os indivíduos.

Lei dos 3 Estados  -  Descreve as etapas pelas quais o espirito humano teve que atravessar em sua busca pelo conhecimento absoluto.Os 3 estados são: O estado teológico, o estado metafisico e o estado positivo. O estado teologico baseia-se no homem primitivo que atribui a ocorrência de todos os fenômenos como obra divina. O estado metafisico tende a ser mais racional, com o homem recorrendo a substancias , elementos , e entidades ocultas como causas dos fenômenos. Todavia não deixa de ser um estado fora da realidade, porem já apresenta um avanço em relaçao ao estado teológico. O ultimo estado, o estado positivo, baseia-se na busca por respostas plausíveis, sem recorrer a entidades estranhas ao homem. A ciencia esta completamente baseada na realidade, com dados obtidos exclusivamente da observação dos fenômenos. O estado positivo ocorre após a superaçao dos estados teologico e metafisico.


O que é o Positivismo?
   O positivismo é uma corrente filosófica totalmente desprendida da corrente teológica e metafísica, que surgiu no século XIX. Esse movimento considera a ciência como o único caminho para o conhecimento verdadeiro, em que esse conhecimento se afirma em uma verdade comprovada, baseada nos dados da observação e experimentação.

Discuta a relação entre a ciencia social e a biologia
  O pensamento de Comte foi bastante influenciado pelas ciências naturais, sendo fundamental para explicar sua concepção de Sociologia. A relação entre Sociologia e Biologia levantada por Comte era devido ao método das ciências de experimentação. Ele “altera” a concepção da Ciência Humana como de caráter analítico (analisa fatos separadamente) e passa a vê-la como uma ciência de caráter sintético (analisa a sociedade como um todo), ou seja, ele vê na Sociologia uma ciência que “englobe” a totalidade da história humana.
   Para elaborar conceitos que abordassem uma grande diversidade de contextos sociais, Comte adota uma visão típica da Biologia do Século XIX, uma visão teleológica (noção de que as coisas servem a um propósito) e evolucionista. Ele determina quais são os pontos de menor e maior desenvolvimento, sendo que o de menor desenvolvimento seria toda e qualquer sociedade que não apresentasse as mesmas características da sociedade européia, e o de maior desenvolvimento seria a sociedade industrial européia que se formava em sua época. Seguindo uma espécie de “linha de evolução”, toda a sociedade “sairia” do ponto de menor desenvolvimento e “evoluiria” para o de maior desenvolvimento, cabendo à Sociologia acelerar esse processo.

Existe uma ciência exata da sociedade?
   Para Comte, é possível construir uma ciência exata da sociedade. O autor considera todos os outros fenômenos das ciências naturais (astronômicos, físicos, químicos, etc.) de "mesmo espírito" que os da Sociologia. Dessa maneira todos os fenômenos, incluindo os sociológicos, seriam submetidos a leis naturais invariáveis.

Escreva os pontos mais importantes do texto
  • “A ciência conduz a previdência, e a previdência permite regular a ação.”
   A ciência de caráter social, chamada pelo autor de “Física Social”, é responsável por estudar os fenômenos sociais, e assim como os outros fenômenos são regidos pelas leis naturais invariáveis. A explicação destes fenômenos é também a explicação da evolução e desenvolvimento de um isolado, neste caso, a explicação dos fenômenos sociais nos leva a explicar também o desenvolvimento da espécie humana. Contudo, certos fenômenos apresentam regularidades, e tais regularidades proporcionam previsões e repetições que, do ponto de vista de Comte são importantes “(...) a fim de evitar, ou pelo menos mitigar, quando possível, as crises mais ou menos graves que um movimento espontâneo determina, quando não previsto.”
  • O surgimento de uma filosofia verdadeiramente positiva, ou seja, inteiramente desprendida de qualquer aliança teologia e metafísica.
  • Criação da Física Social - A Física Social nasceu da necessidade de criar uma categoria distinta relativa aos fenômenos sociais. Embora tais fenômenos fossem considerados, implicitamente, como parte dos fenômenos fisiológicos, se fazia necessária a criação de outra categoria com um ponto de vista social devido a sua importância e complexidade de estudo
  • Busca do caráter positivo na Física Social. - Esta área da ciência é a única lacuna existente para a formação da Filosofia Positiva, e ela seria positiva assim como as outras ciências. Com esta condição satisfeita, ou seja, após passar pelo estado teológico, metafísico e só então o estado positivo, as cinco grandes categorias abrangeriam todos os fenômenos existentes e a filosofia então todas seriam inteiramente positivas.
  • A Sociedade encontra-se desorganizada , tanto no aspecto espiritual quanto temporal. A anarquia espiritual precede a anarquia temporal. A sociedade esta sob o aspecto moral em um grande estado de anarquia
  • Com a  impossibilidade de estabelecer a teologia , faz-se necessário a implantação da Filosofia positiva como estado consequente.
  • Em seu trabalho sociológico Comte relacionou ideias de outras áreas do conhecimento com a sociologia e também utilizou princípios de algumas delas (principalmente das ciências naturais) em seus estudos. Alguns exemplos são a Biologia e a “Economia Política”. Conforme foi respondido em uma questão anterior, Comte utiliza o método das ciências de experimentação, principalmente da Biologia, sendo esse um ponto fundamental da concepção de Sociologia.
  • Relacionando à “Economia Política”, segundo Comte, os fenômenos econômicos não poderiam ser desvinculados dos sociais, desse modo, o estudo da “Economia Política” estaria “incluído” na Sociologia. Logo, seria necessário o entendimento dos estudos da sociedade relacionados à circulação de capital e de outras variáveis sociológicas para compor o estudo econômico.