domingo, 25 de março de 2012

KARL MARX : SOCIOLOGIA #5

File:Karl Marx 001.jpg

             1) O que são classes sociais? 
Classes sociais é a divisão de grupos de pessoas, onde esta divisão gera a separação entre classes dominantes e classes dominadas.
A classe dominante, de forma direta ou indireta controla o estado vigente e a classe dominada é composta, pelos membros oprimidos da sociedade.
A história das sociedades é marcada pela luta de classes sociais, seja na Roma antiga, na sociedade feudal ou no capitalismo moderno, em todos estes períodos é possível observar conflitos diretos e indiretos entre essas classes distintas, onde o resultado é "uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou a destruição das classes em luta"

2) Quando e como surgiu o proletariado? 
A partir da queda do feudalismo e do desenvolvimento da burguesia e do capitalismo, surgiu o proletariado que nada mais é do que o trabalhador que viver apenas do fruto de seu trabalho.
Com esta ascensão da burguesia, se deu o crescimento do mercado de troca e de capital, o que fez com que fosse necessário o desenvolvimento da máquina na indústria. Este crescimento fez com que o trabalhador ficasse cada vez mais com tarefas simples e fosse substituído pela maquina em tarefas mais complexas e demoradas.
Este desenvolvimento acarretou em uma redução do valor de serviço do trabalhador já que “o preço do trabalho, como de toda mercadoria, é igual ao custo de sua produção", fazendo com que, aumente a jornada de trabalho e decresça o salário deste trabalhador.
Marx diz que os pequenos industriais, pequenos comerciantes, entre outros, são obrigados a virarem proletariados devido ao fato de que seus pequenos capitais não os permitem competir com as grandes indústrias, mostrando que o proletariado é recrutado em todas as classes da população.
A classe proletariado passa por diversas fases de desenvolvimento, tomando conhecimento da situação imposta pela burguesia, o proletariado passa a se organizar e a lutar contra a opressão imposta.

3) O que gera o movimento histórico?
Para Marx, o que movimenta a história é a luta de classes, onde há um enfrentamento constante entre uma classe que é dominante e outra que é dominada. Para ele "...A historia de todas as sociedades que existiram até nossos dias , tem sido a historia das lutas de classes(...). Numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca , ora disfarçada."

4) O que são forças produtivas?
Conceito de origem marxista, as forças produtivas são constituídas pelos meios de produção - capitais, terras, matérias-primas, ferramentas e equipamentos -, pelos métodos e técnicas de utilização e pelos trabalhadores. Em conjunto com as relações de produção, constituem o modo de produção, também designado por 'base' ou 'infra-estrutura' da formação econômica e social.

5) O que são relações de Produção?
Relações de Produção é um conceito elaborado por Karl Marx e que recebeu muitas definições e utilizações posteriores. Resumidamente, as relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material.  Segundo Karl Marx, “...na produção social da sua vida, os homens entram em determinadas relações, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais”.
Quaisquer que sejam, as relações de produção possuem três papeis fundamentais:
  • Determinar a forma social do acesso às fontes e ao controlo dos meios de produção;
  • Redistribuir a força de trabalho social entre os diversos processos de trabalho que produzem a vida material, organizam e descrevem esse processo;
  • Determinar a forma social de divisão, redistribuição dos produtos do trabalho individual e coletivo e, por essa via, as formas de circulação ou não circulação desses produtos. 
6) O que é alienação e qual a sua relação com o trabalho?

Tanto para Marx quanto para Hegel a alienação está ligada ao trabalho. Marx tira sua idéia de alienação de Hegel, que supõe que “o trabalho é essência do homem”, e que somente por meio do trabalho que o homem poderia realizar plenamente suas habilidades em produções materiais. Ainda para Hegel, a alienação possui um aspecto positivo, para ele quando visamos uma realização material na forma de trabalho, nos alienamos.
Para Marx, a alienação tem um sentido negativo, de modo que o trabalho ao invés de realizar o homem, o escraviza e ao invés de humanizá-lo, desumaniza. O homem passa a medir-se por o que ele possui e não pelo o que ele é. Marx também propôs outros tipos de alienação, ligadas à Igreja e ao Estado, em que o homem ao invés de tornar-se livre, cada vez mais se aprisionaria. Porém, a alienação básica é a alienação econômica, citada anteriormente. 
  
7) Por que Marx vê um papel revolucionário na burguesia?
Devido aos rigorosos regulamentos das corporações medievais, a produção encontrava grande resistência, seria necessário mudanças tantos nos moldes de produção quanto na organização política, social e religiosa. Esse foi o papel que coube à burguesia, que desturiu e transformou os modos de organização do trabalho, formas de propriedade (no campo e na cidade), enfraqueceu as antigas classes dominantes, substituiu a legislação feudal, entre outras coisas, criando um mundo semelhante a si.  


8) Por que o modo de produção capitalista é transitório? 
O modo de produção capitalista é transitório, porque se divide em duas classes antagônicas e é o meio de produção onde as forças produtivas se desenvolvem ao máximo, e ainda há o maior grau de exploração do trabalhador. Este se torna o agente revolucionário na sociedade capitalista, pois com a exploração consequentemente aumentará sua capacidade de organização e de conscieência de sua situação social. 


BIBLIOGRAFIA



domingo, 18 de março de 2012

KARL MARX : SOCIOLOGIA #4



1 -Quem foi Karl Marx?
    Filósofo alemão que autou também como sociólogo, historiador, jornalista e economista. Seu pensamento influenciou várias áreas como a Filosofia, História, Sociologia, Economia, Direito, entre outras. Fez diversas críticas ao anarquismo, à religião e à sociedade capitalista.

2 -Quem mais influenciou o pensamento de Karl Marx?

    A maior influencia no pensamento de Karl Marx foi o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel.


3 - Qual a relação de Marx com a sociologia ?

    Na investigação da relação de Marx com a sociologia, não há como subestimar a importância do movimento crítico. Ao longo de toda sua obra, o exame das diversas teorias sociais prevalecentes desemboca, com base no exercício de uma crítica ao mesmo tempo imanente e transcendente, na delimitação de um território próprio denominado pela posteridade de “materialismo histórico”, “sociologia marxista” ou mesmo “sociologia ou teoria crítica”.A contribuição de Marx para o pensamento sociológico foi principalmente a sua perspectiva da "Teoria do Conflito", na qual a organização social e a sua mudança se baseiam nos conflitos intrínsecos à sociedade.As suas noções de mudança foram construidas a partir do trabalho de um filósofo, Hegel, que desenvolveu o conceito da dialética.

    Esta noção baseou-se na ideia de que tudo encerra em si mesmo as sementes da sua própria destruição, mas que uma nova forma de organização surgiria das cinzas resultantes daquela destruição.Marx aproveitou esta ideia da dialética e aplicou-a à sociedade, afirmando que as origens da mudança social são todas materialistas e não
basedas em ideias ou emoções.

4 - O que é o idealismo para Marx?
    Tendência filosófica que reduz toda a existência ao pensamento. Marx era contra o idealismo filosófico e afirmava : "O modo de produção da vida material condiciona o processo em geral de vida social, político e espiritual. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência”. Com essa idéia Marx produz uma nova forma de interpretar o mundo não mais na abstração mental da consciência como no idealismo hegeliano, mas na própria materialidade da realidade.

5 - Como Marx define o materialismo?

    Para Marx o materialismo são as ações tomadas com base em teorias, usadas para revolucionar e transformar as coisas que existem no mundo.

Marx aborda a Vida Social como sendo um materialismo histórico, o homem interage com o ambiente e o mesmo interage com ele.
Marx acredita que as importantes mudanças ocorridas na história da humanidade são fruto de ações e de fenômenos que geram outros fatos como por exemplo, o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização intelectual e politica de uma determinada época.
     Ou seja Marx busca explicar as mudanças e o desenvolvimento da história através de fatores práticos tecnológicos (materiais) e o modo de produção

6- O que Marx quer dizer ao afirmar que Feuerbach “não toma a própria atividade humana como atividade objetiva”?
      Marx quer dizer que Feuerbach não considera a atividade humana e os sujeitos como sujeitos históricos. Do ponto de vista marxista, o ser humano é sujeito e objeto de fenômenos naturais e de sua história, o homem agiria sobre sua própria natureza e a transformaria. Para Marx, a essência humana não é algo abstrato e inseparável de cada indivíduo, mas sim o resultado da união, do conjunto das relações sociais.

7 -Compare a frase de Max “a essência humana não é uma abstração inerente a cada indivíduo”  com as ideais de Durkheim sobre a relação indivíduo e sociedade.
    Karl Max define que a essência humana é, na verdade, o conjunto das relações sociais e só pode ser tomada como uma generalidade interior que liga apenas naturalmente os muitos indivíduos.
    Esse conceito é semelhante à ideia de "Fato Social", definida por Durkheim como toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, independente das manifestações individuais que possa ter.
    Ambos concordam que em toda sociedade há uma "força maior", proveniente de um conjunto de morais e valores que moldam cada indivíduo, tornando-o um ser social.
              
         BIBLIOGRAFIA

domingo, 11 de março de 2012

EMILE DURKHEIM : SOCIOLOGIA #3


1) Qual a relação entre a independência dos indivíduos e a divisão do trabalho social?
 Para Émile Durkheim, cada indivíduo tem sua singularidade havendo ainda uma necessária interconexão entre os indivíduos para compor o todo, dentro desse todo, cada um teria sua função social, sendo o elemento central a chamada solidariedade, principal fonte da divisão do trabalho. A solidariedade acontece na medida em que as necessidades se complementam, busca-se no diferente aquilo que não se tem. No entanto, quanto maior a individualidade dos organismos maior a coesão social e assim, mais forte a solidariedade.

2) O que é solidariedade e qual é seu papel social?
A solidariedade é um fenômeno totalmente moral que se cristaliza por meio do direito. Onde é forte, inclina fortemente os homens uns para os outros, coloca-os freqüentemente em contato, multiplica as ocasiões em que têm que se relacionar. O número dessas relações é diretamente proporcional ao das regras jurídicas que as determinam. Portanto, para definir as diferentes espécies de solidariedade social, convém classificar as diferentes regras jurídicas de acordo com as diferentes sanções ligadas a elas. O seu papel na sociedade é criar laços que prendam os indivíduos uns aos outros, ou seja, uma ligação entre os indivíduos a fim de gerar uma vida social.

3) O que é solidariedade mecânica?
Para Durkheim a solidariedade mecânica é característica das sociedades primitivas, ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs. É uma sociedade que tem coerência porque os indivíduos ainda não se diferenciam. Aos indivíduos pertencentes a essas sociedades falta a personalidade ou mesmo a individualidade, sendo que a “consciência coletiva” é um forte instrumento de coação e, conseqüentemente, “coesão” social. Nelas, os indivíduos que a integram possuem as mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a sobrevivência do grupo. É justamente essa correspondência de valores que ira assegurar a coesão social.
 Um exemplo em que a solidariedade mecânica está presente é encontrado no filme  “A Vila“, filme este que mostra uma comunidade isolada onde todos seguem as mesmas regras e possuem os mesmos princípios de valores, onde toda a sociedade exerce as mesmas atividades (consciência coletiva), obtendo assim uma coesão social. Os indivíduos que descumprem são alvos da aplicação do direito repressivo, como forma de castigo.

4) Onde encontramos a solidariedade mecânica?
A solidariedade mecânica é característica das sociedades primitivas, ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs.

5) Explique se a solidariedade diminui ou cresce conforme aumenta o excedente produtivo de uma dada sociedade.
 Cresce, pois, o excedente produtivo é fruto de uma especialização e de uma divisão do trabalho, onde as partes intensificam as relações sociais, estas intensificações geram uma interdependência entre os grupos que compõem tal sociedade, aumentando assim muitas vezes fatores como vias de comunicações, densidade de uma dada população, entre outras coisas,aumentando assim a solidariedade nesta sociedade a fim de manter a coesão social.
  
6) O que é solidariedade orgânica?
É a solidariedade que é fruto da divisão do trabalho, é nela que a consciência individual ganha destaque gerando assim especializações, estas especializações geram interdependência entre todas as partes que compõem a sociedade.
Esta solidariedade é chamada de orgânica, pois, assim como os órgãos dos seres vivos que são especializados em determinadas funções garantindo assim a coesão do mesmo, a divisão do trabalho e a especialização garantem a coesão da sociedade.

7) Explique a divisão do trabalho social.
A divisão do trabalho social tem como função criar entre as pessoas um sentimento de solidariedade mútua. Durkheim usa como exemplo a atração sexual entre as pessoas, pois segundo ele, o amor geralmente supõe uma mesma linha se pensamentos e sentimentos. Além disso, Durkheim cita que a divisão sexual do trabalho é a principal fonte da solidariedade conjugal, ressaltando assim, que a separação dos sexos foi um acontecimento essencial para a evolução dos sentimentos.
  
8) Porque ocorre a preponderância progressiva da solidariedade orgânica?
Para Durkheim, "a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível". Para que possa existir um consenso em uma sociedade, é necessário o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. O desenvolvimento de um grupo é dado em função do trabalho coletivo, e para que isso funcione é necessário definir regras de cooperação e troca de serviços, permitindo um desenvolvimento uniforme e eficiente.
  
9) O que é anomia social?
Cada sociedade estabelece normas que fazem com que os indivíduos interajam entre si segundo valores que podem ou não serem aceitos socialmente, essa interação irá provocar a solidariedade.  A ocorrência da quebra de regras sociais gera uma falta de estabilidade social, provocando um estado de anomia, e um conseqüente enfraquecimento da solidariedade no âmbito social.

10) Para Durkheim, quando ocorre uma situação de anomia social?
A anomia ocorre em períodos de confronto, de revolta na sociedade. Durante esse estado, não há normas que regulem as relações sociais. A situação de anomia tende a ser passageira, mesmo em períodos de confronto, e sob novas normas ocorre a formação de novos laços de solidariedade.

  • Referências bibliográficas
 “A função da divisão do trabalho” . Disponível em: <>http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com/2011/06/funcao-da-divisao-do-trabalho-emile.html> Acessado em 11 de março de 2012.


 “Da divisão do trabalho social e do conceito de solidariedade em Émile Durkheim” . Disponível em: <> http://almaprolixa.blogspot.com/2010/09/da-divisao-do-trabalho-social-e-do.html > Acessado em 11 de março de 2012.

segunda-feira, 5 de março de 2012

ÉMILE DURKHEIM: SOCIOLOGIA #2


                     

Estudo do texto:
- Julgamentos de valor e de realidade.

1 ) O que são julgamentos de valor?
Julgamentos de valor são aqueles que têm por objeto dizer não aquilo que as coisas são, mas sim o valor atribuído por certo indivíduo a essas coisas. Pode-se estendê-lo a todo julgamento relacionado a uma avaliação, porém com certos cuidados.  Esses cuidados estariam relacionados a  quando falamos de preferências (prefiro cerveja ao vinho, vida ativa à sedentária e etc.), pois podem se parecer com julgamentos de valor mas no fundo são julgamentos de realidade, pois os mesmos não têm por função atribuir às coisas um valor que lhes pertença, mas somente afirmar a maneira que nos comportamos em face de certas situações e objetos.

2)     O que são julgamentos de realidade?
São julgamentos que tem como função exibir determinados fatos e enunciar coisas que existam, julgam aquilo que as coisas realmente são.


3) Qual a relação entre julgamento de valor e de realidade?
 A relação entre os dois é o fato de ambos partirem da mesma coisa, de ambos terem a mesma natureza: Ideais. No entanto, são julgamentos diferentes e embora o início seja uma única e idêntica faculdade, a diferença se dá por partirem de ideais distintos. Um exprime as realidades como realmente é e tem como objetivo maior analisar a realidade e traduzi-la o mais fielmente possível, chamados julgamentos de realidade. Já o outro transfigura as realidades de acordo com o que ela se relaciona, os chamados ideais de valor, são os chamados julgamento de moral e mostram um novo aspecto da realidade. No julgamento moral uma coisa pode perder ou ganhar valor de acordo com a mudança de ideal, sem que sua natureza mude.


4) O que os julgamentos de realidade tem a ver com a Ciência Positiva?
Julgamentos de realidade são julgamentos formulados que se limitam a exprimir determinados fatos, eles enunciam aquilo que existe. Esse tipo de julgamento está relacionado ao caráter da Ciência Positiva de retratar de forma neutra e clara uma dada realidade a partir de seus fatos, ou seja, enunciando aquilo que existe sem levar em conta subjetivismos.



5) O que é moral para Durkheim?
Moral para Durkheim é um sistema de regras de conduta, a “ciência dos costumes”. Contudo, essas definições são tidas como gerais. O diferencial de Durkheim é tratar a moral como uma obrigação, no entanto, não apenas uma obrigação ou uma noção de dever, para Émile Durkheim um ato de moral que devemos obedecer é aquele que apresenta um significado e não apenas algo que nos é ordenado, sem que haja nenhum porque como nos atos divinos. Para que algo seja cumprido é necessário gerar interesse no indivíduo de alguma maneira, que lhe cause sensibilidade e seja desejável, mesmo que imposto por processo de coerção.
  Para Durkheim, a moral não tem um objetivo individual, ela está relacionada com a sociedade em si na ligação entre o individuo e o grupo, para ele não há sociedade sem moral. O individuo não pode viver sem a sociedade, e a negação da mesma seria a negação e si mesmo. Contudo, ao mesmo tempo em que a sociedade apresenta essa função de bem do individuo ela também é considerada uma autoridade moral, pois para esse autor a moral está relacionada com a sociedade e não pode ser julgada, ou seja, por ser produto da coletividade ela deve ser colocada e imposta ao o indivíduo de modo que esse aceite e a exerça sem contestações. Para Durkheim, para aqueles que violam a regra moral há punições por não estarem de acordo com a regra preestabelecida,  mas quando os atos estão de acordo com a moral pública, tais atos são louváveis. Para Émile Durkheim, a moral está intimamente ligada aos atos de solidariedade.

6)     O valor moral da sociedade equivale a soma dos valores morais individuais?
Não, o valor moral da sociedade não é equivalente a soma dos valores morais individuais, pois os valores morais individuais podem ser muito distintos de um indivíduo para outro. Dessa forma, indivíduos com valores morais contrários ao valor moral da sociedade fariam com que os valores da sociedade não fossem formados pelos valores morais individuais. 

7) Quais exemplos que podemos dar da visão Durkheimiana da relação entre moral e sociedade?
A Sociedade define o que é moral e o que é amoral. A sociedade define regras de conduta para que o individuo seja aceito pela sociedade. Tudo que é realizado fora desses padrões morais é mal visto pela sociedade. Coisas que podem parecer simples, mas que para sociedade tem um grande valor moral, um valor de significado como a bandeira de um país ou uma imagem religiosa . A Moral molda o individuo de acordo com as suas vontades  e ir contra essas regras preestabelecidas é passível de punição.


  • Referência bibliográfica para a resposta da questão 5
FELIX DE MELO, MARINA; “A moral em Émile Durkheim” In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, XIV, Rio de Janeiro, 2009. Recife, 2009, Pag. 8 – 16.