segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

AUGUSTE COMTE: SOCIOLOGIA

  
  Estudo do texto:
  - Sociologia: Conceitos Gerais e Surgimento


Quem é Augusto Comte?
    Filósofo frances , nascido em 1798 , Foi o criador da Sociologia ( estudo da formação e comportortamento da sociedade ) e precursor do Positivismo

Qual a importância do seu Pensamento?
        As ideias de Comte modificaram dogmas da ciencia moderna. Na busca por uma ciencia pura , o rigor metodológico jamais poderia ser esquecido. O Pesquisador deveria se manter neutro , abdicando de seus valores e conceitos e baseando seu projeto apenas nos fenômenos observados. Tudo em prol de atingir uma verdade absoluta e inquestionável. Comte foi o filosofo que buscava “ por ordem no mundo“. A ordem e a organização , para Comte , eram a chave do progresso cientifico e social.

Quais suas principais ideias?
         Dentre as principais ideias de Augusto Comte destacam-se :

Positivismo – A investigação do real através da observação. Comte acreditava que que tanto a natureza como a sociedade eram regidas por leis imutaveis. O positivismo tem como prioridade entender como os fenômenos ocorrem e não as causas do fenômeno. Comte acreditava que o estudo da sociedade deveria ser encarado como uma ciencia tradicional  como a Fisica , Astronomia, dando origem ao termo “ Fisica Social “

A instituição da Moral como ciencia -  estudo da constituição psicológica dos indivíduos e suas interaçoes sociais.

O principio do “Espirito de Conjunto” -  O sistema determina o comportamento de suas partes. Como o ambiente influencia o comportamento dos indivíduos, como a sociedade participa da construção de valores e principios morais.

A Designação do termo Sociologia , para o estudo da ciencia social , do comportamento da sociedade e das relaçoes entre os indivíduos.

Lei dos 3 Estados  -  Descreve as etapas pelas quais o espirito humano teve que atravessar em sua busca pelo conhecimento absoluto.Os 3 estados são: O estado teológico, o estado metafisico e o estado positivo. O estado teologico baseia-se no homem primitivo que atribui a ocorrência de todos os fenômenos como obra divina. O estado metafisico tende a ser mais racional, com o homem recorrendo a substancias , elementos , e entidades ocultas como causas dos fenômenos. Todavia não deixa de ser um estado fora da realidade, porem já apresenta um avanço em relaçao ao estado teológico. O ultimo estado, o estado positivo, baseia-se na busca por respostas plausíveis, sem recorrer a entidades estranhas ao homem. A ciencia esta completamente baseada na realidade, com dados obtidos exclusivamente da observação dos fenômenos. O estado positivo ocorre após a superaçao dos estados teologico e metafisico.


O que é o Positivismo?
   O positivismo é uma corrente filosófica totalmente desprendida da corrente teológica e metafísica, que surgiu no século XIX. Esse movimento considera a ciência como o único caminho para o conhecimento verdadeiro, em que esse conhecimento se afirma em uma verdade comprovada, baseada nos dados da observação e experimentação.

Discuta a relação entre a ciencia social e a biologia
  O pensamento de Comte foi bastante influenciado pelas ciências naturais, sendo fundamental para explicar sua concepção de Sociologia. A relação entre Sociologia e Biologia levantada por Comte era devido ao método das ciências de experimentação. Ele “altera” a concepção da Ciência Humana como de caráter analítico (analisa fatos separadamente) e passa a vê-la como uma ciência de caráter sintético (analisa a sociedade como um todo), ou seja, ele vê na Sociologia uma ciência que “englobe” a totalidade da história humana.
   Para elaborar conceitos que abordassem uma grande diversidade de contextos sociais, Comte adota uma visão típica da Biologia do Século XIX, uma visão teleológica (noção de que as coisas servem a um propósito) e evolucionista. Ele determina quais são os pontos de menor e maior desenvolvimento, sendo que o de menor desenvolvimento seria toda e qualquer sociedade que não apresentasse as mesmas características da sociedade européia, e o de maior desenvolvimento seria a sociedade industrial européia que se formava em sua época. Seguindo uma espécie de “linha de evolução”, toda a sociedade “sairia” do ponto de menor desenvolvimento e “evoluiria” para o de maior desenvolvimento, cabendo à Sociologia acelerar esse processo.

Existe uma ciência exata da sociedade?
   Para Comte, é possível construir uma ciência exata da sociedade. O autor considera todos os outros fenômenos das ciências naturais (astronômicos, físicos, químicos, etc.) de "mesmo espírito" que os da Sociologia. Dessa maneira todos os fenômenos, incluindo os sociológicos, seriam submetidos a leis naturais invariáveis.

Escreva os pontos mais importantes do texto
  • “A ciência conduz a previdência, e a previdência permite regular a ação.”
   A ciência de caráter social, chamada pelo autor de “Física Social”, é responsável por estudar os fenômenos sociais, e assim como os outros fenômenos são regidos pelas leis naturais invariáveis. A explicação destes fenômenos é também a explicação da evolução e desenvolvimento de um isolado, neste caso, a explicação dos fenômenos sociais nos leva a explicar também o desenvolvimento da espécie humana. Contudo, certos fenômenos apresentam regularidades, e tais regularidades proporcionam previsões e repetições que, do ponto de vista de Comte são importantes “(...) a fim de evitar, ou pelo menos mitigar, quando possível, as crises mais ou menos graves que um movimento espontâneo determina, quando não previsto.”
  • O surgimento de uma filosofia verdadeiramente positiva, ou seja, inteiramente desprendida de qualquer aliança teologia e metafísica.
  • Criação da Física Social - A Física Social nasceu da necessidade de criar uma categoria distinta relativa aos fenômenos sociais. Embora tais fenômenos fossem considerados, implicitamente, como parte dos fenômenos fisiológicos, se fazia necessária a criação de outra categoria com um ponto de vista social devido a sua importância e complexidade de estudo
  • Busca do caráter positivo na Física Social. - Esta área da ciência é a única lacuna existente para a formação da Filosofia Positiva, e ela seria positiva assim como as outras ciências. Com esta condição satisfeita, ou seja, após passar pelo estado teológico, metafísico e só então o estado positivo, as cinco grandes categorias abrangeriam todos os fenômenos existentes e a filosofia então todas seriam inteiramente positivas.
  • A Sociedade encontra-se desorganizada , tanto no aspecto espiritual quanto temporal. A anarquia espiritual precede a anarquia temporal. A sociedade esta sob o aspecto moral em um grande estado de anarquia
  • Com a  impossibilidade de estabelecer a teologia , faz-se necessário a implantação da Filosofia positiva como estado consequente.
  • Em seu trabalho sociológico Comte relacionou ideias de outras áreas do conhecimento com a sociologia e também utilizou princípios de algumas delas (principalmente das ciências naturais) em seus estudos. Alguns exemplos são a Biologia e a “Economia Política”. Conforme foi respondido em uma questão anterior, Comte utiliza o método das ciências de experimentação, principalmente da Biologia, sendo esse um ponto fundamental da concepção de Sociologia.
  • Relacionando à “Economia Política”, segundo Comte, os fenômenos econômicos não poderiam ser desvinculados dos sociais, desse modo, o estudo da “Economia Política” estaria “incluído” na Sociologia. Logo, seria necessário o entendimento dos estudos da sociedade relacionados à circulação de capital e de outras variáveis sociológicas para compor o estudo econômico.

8 comentários: