domingo, 15 de abril de 2012

MAX WEBER : SOCIOLOGIA #8





 1) O que é poder e dominação para Weber?
Para Max Weber, o poder “significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade”, sendo assim, é impor a própria vontade em uma relação social, mesmo contra a relutância dos outros, não se limitando a nenhum contexto social específico levando em consideração que a imposição da vontade de alguém pode ocorrer em inúmeras situações.
Dominação para Max Weber, como ele cita no texto, é “A probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato”, que possibilitam a explicação da regularidade do conteúdo de ações e das relações sociais, é “Um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta (mandato) do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outro (do dominado ou dos dominados), de tal modo que, em um grau socialmente relevante, estes atos têm lugar como se os dominados tivessem adotado por si mesmo e como máxima de sua ação o conteúdo do mandato (obediência)."(economia e sociedade – p.699 – Weber)

Fonte :  http://pensador.uol.com.br/frase/MjAwMDg1
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. de O.; OLIVEIRA, M. G. M. de.;    Um          Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. revista e ampliada.       Belo Horizonte, 2003: UFMG, 1995. – pág. 119 e pág. 120

2) Qual a diferença entre dominação legitima para a ilegitima?
Para Max Weber Dominação legitima é aquilo que mantem as relações sociais, ou seja, " a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato", " é a obediência habitual, por exemplo por parte das massas ou da família", " sem resistência nem critica".
A dominação legitima é caracterizada por diversos fatores como, admiração, costume, leis, entre outros, porem são três os tipos principais de dominação legitima, são eles:
1 - A Domingação Legal: É aquele que melhor representa o tipo de dominação encontrada no estado moderno ou em empresas, onde o líder esta em tal posto devido as normas e regras que garantem esta legitimidade, este tipo de dominação é baseado na burocracia onde o "dominado" obedece as leis e não ao líder que por sua vez também esta submetido a tais leis.A administração desse sistema também é regido pelas regras que o legitimam.
2 - Dominação Tradicional: É aquela baseada na crença e na santidade, como os reis " o seu tipo mais puro é a dominação patriarcal".
O líder (rei, imperador, etc), tem a autoridade total perante a seus súditos, que o obedecem tais ordens devido a tradição.
é o líder quem também rege todo o sistema administrativo deste tipo de dominação seja por privilégios, ou por acordos, afeto, entre outras coisas.
3 - Dominação carismática: É aquela baseada na " devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma)".
É muito observada em relações religiosas, onde o líder concede revelações, milagres, atos de heroísmo.
Estes três tipos de dominação caracterizam a dominação legitima.
A dominação legitima é representada para Weber nas cidades medievais ocidentais, onde ocorreu o desenvolvimento do capitalismo.
A dominação é observada como sendo uma reciprocidade entre ordem e obediência, se um determinado sujeito que recebe tal ordem achar ela válida poderá responde-la positivamente, e se não achar válida negativamente.
"Quando a legitimação de uma dominação diminui, segue-se uma diminuição da possibilidade para que uma ordem seja obedecida", isto é Dominação ilegitima.
Weber acredita que a cidade medieval é o melhor exemplo de dominações ilegitimas devido a sua estrutura tão diversificada que abriu a possibilidade para que diferentes ordens (legais), pudessem existir em uma mesma cidade, como as ordens feudais, guildas, corporações etc.
" Uma leitura possível é que a dominação não -legitima é uma entidade tipicamente dinâmica de dominações (e as respectivas ordens legais podem coexistir no interior de um sistema que permita a auto - organização"

Fontes: Texto Os três tipos de dominação legitima.
http://www.pucsp.br/ponto-e-virgula/n7/artigos/htm/pv7-08-antoniosousa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. de O.; OLIVEIRA, M. G. M. de.;    Um          Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. revista e ampliada.       Belo Horizonte, 2003: UFMG, 1995.

 3) Podemos encontrar em um dado fenômeno apenas um tipo de dominação?
Para Weber a dominação mantém a coesão social, garante a permanência das relações sociais e a existência da própria sociedade, podendo ela ser manifestada de diversas formas, como através de normas e etiqueta e convivência, organização de regras para a vida política e etc. Em um dado fenômeno podemos encontrar mais de um tipo de dominação. Por exemplo, a ação política, ela exerce três tipos de dominação, a dominação carismática (legitimada pela fé nas qualidades sobrenaturais de quem domina), a dominação tradicional (crença na tradição) e a dominação legal (legitimada pelas leis a partir dos costumes).

fontes : http://www.iupe.org.br/ass/sociologia/soc-weber.htm
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. de O.; OLIVEIRA, M. G. M. de.;    Um          Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. revista e ampliada.       Belo Horizonte, 2003: UFMG, 1995.

4) Como Weber define o Estado?
A concepção de Estado para Weber estaria relacionada ao controle do poder estatal por uma burocracia militar e civil, em suas palavras "uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física". Para Weber o Estado é: "Uma relação de homens dominando homens, mediante violência considerada legítima".
Fonte:http://pedrossiqueira.blogspot.com.br/2010/12/trabalhando-o-conceito-de-estado-para.html

  5) O que é ação social?
 Ação social é qualquer ação que leva em consideração as reações dos indivíduos, podendo ser modificada de acordo com essas reações. A ideia central da ação social é a existência de um sentido na ação: ela se realiza de uma parte (agente) para outra (alvo).Max Weber classificou as ações sociais em quatro tipos :
· 1- ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;
· 2 - ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;
· 3 - racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade;
· 4 - racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

fontes: http://www.mundociencia.com.br/sociologia/weber.htm
              http://www.fatimahborges.com.br/acaosocial.php

2 comentários: