domingo, 11 de março de 2012

EMILE DURKHEIM : SOCIOLOGIA #3


1) Qual a relação entre a independência dos indivíduos e a divisão do trabalho social?
 Para Émile Durkheim, cada indivíduo tem sua singularidade havendo ainda uma necessária interconexão entre os indivíduos para compor o todo, dentro desse todo, cada um teria sua função social, sendo o elemento central a chamada solidariedade, principal fonte da divisão do trabalho. A solidariedade acontece na medida em que as necessidades se complementam, busca-se no diferente aquilo que não se tem. No entanto, quanto maior a individualidade dos organismos maior a coesão social e assim, mais forte a solidariedade.

2) O que é solidariedade e qual é seu papel social?
A solidariedade é um fenômeno totalmente moral que se cristaliza por meio do direito. Onde é forte, inclina fortemente os homens uns para os outros, coloca-os freqüentemente em contato, multiplica as ocasiões em que têm que se relacionar. O número dessas relações é diretamente proporcional ao das regras jurídicas que as determinam. Portanto, para definir as diferentes espécies de solidariedade social, convém classificar as diferentes regras jurídicas de acordo com as diferentes sanções ligadas a elas. O seu papel na sociedade é criar laços que prendam os indivíduos uns aos outros, ou seja, uma ligação entre os indivíduos a fim de gerar uma vida social.

3) O que é solidariedade mecânica?
Para Durkheim a solidariedade mecânica é característica das sociedades primitivas, ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs. É uma sociedade que tem coerência porque os indivíduos ainda não se diferenciam. Aos indivíduos pertencentes a essas sociedades falta a personalidade ou mesmo a individualidade, sendo que a “consciência coletiva” é um forte instrumento de coação e, conseqüentemente, “coesão” social. Nelas, os indivíduos que a integram possuem as mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a sobrevivência do grupo. É justamente essa correspondência de valores que ira assegurar a coesão social.
 Um exemplo em que a solidariedade mecânica está presente é encontrado no filme  “A Vila“, filme este que mostra uma comunidade isolada onde todos seguem as mesmas regras e possuem os mesmos princípios de valores, onde toda a sociedade exerce as mesmas atividades (consciência coletiva), obtendo assim uma coesão social. Os indivíduos que descumprem são alvos da aplicação do direito repressivo, como forma de castigo.

4) Onde encontramos a solidariedade mecânica?
A solidariedade mecânica é característica das sociedades primitivas, ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs.

5) Explique se a solidariedade diminui ou cresce conforme aumenta o excedente produtivo de uma dada sociedade.
 Cresce, pois, o excedente produtivo é fruto de uma especialização e de uma divisão do trabalho, onde as partes intensificam as relações sociais, estas intensificações geram uma interdependência entre os grupos que compõem tal sociedade, aumentando assim muitas vezes fatores como vias de comunicações, densidade de uma dada população, entre outras coisas,aumentando assim a solidariedade nesta sociedade a fim de manter a coesão social.
  
6) O que é solidariedade orgânica?
É a solidariedade que é fruto da divisão do trabalho, é nela que a consciência individual ganha destaque gerando assim especializações, estas especializações geram interdependência entre todas as partes que compõem a sociedade.
Esta solidariedade é chamada de orgânica, pois, assim como os órgãos dos seres vivos que são especializados em determinadas funções garantindo assim a coesão do mesmo, a divisão do trabalho e a especialização garantem a coesão da sociedade.

7) Explique a divisão do trabalho social.
A divisão do trabalho social tem como função criar entre as pessoas um sentimento de solidariedade mútua. Durkheim usa como exemplo a atração sexual entre as pessoas, pois segundo ele, o amor geralmente supõe uma mesma linha se pensamentos e sentimentos. Além disso, Durkheim cita que a divisão sexual do trabalho é a principal fonte da solidariedade conjugal, ressaltando assim, que a separação dos sexos foi um acontecimento essencial para a evolução dos sentimentos.
  
8) Porque ocorre a preponderância progressiva da solidariedade orgânica?
Para Durkheim, "a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível". Para que possa existir um consenso em uma sociedade, é necessário o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. O desenvolvimento de um grupo é dado em função do trabalho coletivo, e para que isso funcione é necessário definir regras de cooperação e troca de serviços, permitindo um desenvolvimento uniforme e eficiente.
  
9) O que é anomia social?
Cada sociedade estabelece normas que fazem com que os indivíduos interajam entre si segundo valores que podem ou não serem aceitos socialmente, essa interação irá provocar a solidariedade.  A ocorrência da quebra de regras sociais gera uma falta de estabilidade social, provocando um estado de anomia, e um conseqüente enfraquecimento da solidariedade no âmbito social.

10) Para Durkheim, quando ocorre uma situação de anomia social?
A anomia ocorre em períodos de confronto, de revolta na sociedade. Durante esse estado, não há normas que regulem as relações sociais. A situação de anomia tende a ser passageira, mesmo em períodos de confronto, e sob novas normas ocorre a formação de novos laços de solidariedade.

  • Referências bibliográficas
 “A função da divisão do trabalho” . Disponível em: <>http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com/2011/06/funcao-da-divisao-do-trabalho-emile.html> Acessado em 11 de março de 2012.


 “Da divisão do trabalho social e do conceito de solidariedade em Émile Durkheim” . Disponível em: <> http://almaprolixa.blogspot.com/2010/09/da-divisao-do-trabalho-social-e-do.html > Acessado em 11 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário