domingo, 25 de março de 2012

KARL MARX : SOCIOLOGIA #5

File:Karl Marx 001.jpg

             1) O que são classes sociais? 
Classes sociais é a divisão de grupos de pessoas, onde esta divisão gera a separação entre classes dominantes e classes dominadas.
A classe dominante, de forma direta ou indireta controla o estado vigente e a classe dominada é composta, pelos membros oprimidos da sociedade.
A história das sociedades é marcada pela luta de classes sociais, seja na Roma antiga, na sociedade feudal ou no capitalismo moderno, em todos estes períodos é possível observar conflitos diretos e indiretos entre essas classes distintas, onde o resultado é "uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou a destruição das classes em luta"

2) Quando e como surgiu o proletariado? 
A partir da queda do feudalismo e do desenvolvimento da burguesia e do capitalismo, surgiu o proletariado que nada mais é do que o trabalhador que viver apenas do fruto de seu trabalho.
Com esta ascensão da burguesia, se deu o crescimento do mercado de troca e de capital, o que fez com que fosse necessário o desenvolvimento da máquina na indústria. Este crescimento fez com que o trabalhador ficasse cada vez mais com tarefas simples e fosse substituído pela maquina em tarefas mais complexas e demoradas.
Este desenvolvimento acarretou em uma redução do valor de serviço do trabalhador já que “o preço do trabalho, como de toda mercadoria, é igual ao custo de sua produção", fazendo com que, aumente a jornada de trabalho e decresça o salário deste trabalhador.
Marx diz que os pequenos industriais, pequenos comerciantes, entre outros, são obrigados a virarem proletariados devido ao fato de que seus pequenos capitais não os permitem competir com as grandes indústrias, mostrando que o proletariado é recrutado em todas as classes da população.
A classe proletariado passa por diversas fases de desenvolvimento, tomando conhecimento da situação imposta pela burguesia, o proletariado passa a se organizar e a lutar contra a opressão imposta.

3) O que gera o movimento histórico?
Para Marx, o que movimenta a história é a luta de classes, onde há um enfrentamento constante entre uma classe que é dominante e outra que é dominada. Para ele "...A historia de todas as sociedades que existiram até nossos dias , tem sido a historia das lutas de classes(...). Numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca , ora disfarçada."

4) O que são forças produtivas?
Conceito de origem marxista, as forças produtivas são constituídas pelos meios de produção - capitais, terras, matérias-primas, ferramentas e equipamentos -, pelos métodos e técnicas de utilização e pelos trabalhadores. Em conjunto com as relações de produção, constituem o modo de produção, também designado por 'base' ou 'infra-estrutura' da formação econômica e social.

5) O que são relações de Produção?
Relações de Produção é um conceito elaborado por Karl Marx e que recebeu muitas definições e utilizações posteriores. Resumidamente, as relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material.  Segundo Karl Marx, “...na produção social da sua vida, os homens entram em determinadas relações, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais”.
Quaisquer que sejam, as relações de produção possuem três papeis fundamentais:
  • Determinar a forma social do acesso às fontes e ao controlo dos meios de produção;
  • Redistribuir a força de trabalho social entre os diversos processos de trabalho que produzem a vida material, organizam e descrevem esse processo;
  • Determinar a forma social de divisão, redistribuição dos produtos do trabalho individual e coletivo e, por essa via, as formas de circulação ou não circulação desses produtos. 
6) O que é alienação e qual a sua relação com o trabalho?

Tanto para Marx quanto para Hegel a alienação está ligada ao trabalho. Marx tira sua idéia de alienação de Hegel, que supõe que “o trabalho é essência do homem”, e que somente por meio do trabalho que o homem poderia realizar plenamente suas habilidades em produções materiais. Ainda para Hegel, a alienação possui um aspecto positivo, para ele quando visamos uma realização material na forma de trabalho, nos alienamos.
Para Marx, a alienação tem um sentido negativo, de modo que o trabalho ao invés de realizar o homem, o escraviza e ao invés de humanizá-lo, desumaniza. O homem passa a medir-se por o que ele possui e não pelo o que ele é. Marx também propôs outros tipos de alienação, ligadas à Igreja e ao Estado, em que o homem ao invés de tornar-se livre, cada vez mais se aprisionaria. Porém, a alienação básica é a alienação econômica, citada anteriormente. 
  
7) Por que Marx vê um papel revolucionário na burguesia?
Devido aos rigorosos regulamentos das corporações medievais, a produção encontrava grande resistência, seria necessário mudanças tantos nos moldes de produção quanto na organização política, social e religiosa. Esse foi o papel que coube à burguesia, que desturiu e transformou os modos de organização do trabalho, formas de propriedade (no campo e na cidade), enfraqueceu as antigas classes dominantes, substituiu a legislação feudal, entre outras coisas, criando um mundo semelhante a si.  


8) Por que o modo de produção capitalista é transitório? 
O modo de produção capitalista é transitório, porque se divide em duas classes antagônicas e é o meio de produção onde as forças produtivas se desenvolvem ao máximo, e ainda há o maior grau de exploração do trabalhador. Este se torna o agente revolucionário na sociedade capitalista, pois com a exploração consequentemente aumentará sua capacidade de organização e de conscieência de sua situação social. 


BIBLIOGRAFIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário