domingo, 18 de março de 2012

KARL MARX : SOCIOLOGIA #4



1 -Quem foi Karl Marx?
    Filósofo alemão que autou também como sociólogo, historiador, jornalista e economista. Seu pensamento influenciou várias áreas como a Filosofia, História, Sociologia, Economia, Direito, entre outras. Fez diversas críticas ao anarquismo, à religião e à sociedade capitalista.

2 -Quem mais influenciou o pensamento de Karl Marx?

    A maior influencia no pensamento de Karl Marx foi o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel.


3 - Qual a relação de Marx com a sociologia ?

    Na investigação da relação de Marx com a sociologia, não há como subestimar a importância do movimento crítico. Ao longo de toda sua obra, o exame das diversas teorias sociais prevalecentes desemboca, com base no exercício de uma crítica ao mesmo tempo imanente e transcendente, na delimitação de um território próprio denominado pela posteridade de “materialismo histórico”, “sociologia marxista” ou mesmo “sociologia ou teoria crítica”.A contribuição de Marx para o pensamento sociológico foi principalmente a sua perspectiva da "Teoria do Conflito", na qual a organização social e a sua mudança se baseiam nos conflitos intrínsecos à sociedade.As suas noções de mudança foram construidas a partir do trabalho de um filósofo, Hegel, que desenvolveu o conceito da dialética.

    Esta noção baseou-se na ideia de que tudo encerra em si mesmo as sementes da sua própria destruição, mas que uma nova forma de organização surgiria das cinzas resultantes daquela destruição.Marx aproveitou esta ideia da dialética e aplicou-a à sociedade, afirmando que as origens da mudança social são todas materialistas e não
basedas em ideias ou emoções.

4 - O que é o idealismo para Marx?
    Tendência filosófica que reduz toda a existência ao pensamento. Marx era contra o idealismo filosófico e afirmava : "O modo de produção da vida material condiciona o processo em geral de vida social, político e espiritual. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência”. Com essa idéia Marx produz uma nova forma de interpretar o mundo não mais na abstração mental da consciência como no idealismo hegeliano, mas na própria materialidade da realidade.

5 - Como Marx define o materialismo?

    Para Marx o materialismo são as ações tomadas com base em teorias, usadas para revolucionar e transformar as coisas que existem no mundo.

Marx aborda a Vida Social como sendo um materialismo histórico, o homem interage com o ambiente e o mesmo interage com ele.
Marx acredita que as importantes mudanças ocorridas na história da humanidade são fruto de ações e de fenômenos que geram outros fatos como por exemplo, o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização intelectual e politica de uma determinada época.
     Ou seja Marx busca explicar as mudanças e o desenvolvimento da história através de fatores práticos tecnológicos (materiais) e o modo de produção

6- O que Marx quer dizer ao afirmar que Feuerbach “não toma a própria atividade humana como atividade objetiva”?
      Marx quer dizer que Feuerbach não considera a atividade humana e os sujeitos como sujeitos históricos. Do ponto de vista marxista, o ser humano é sujeito e objeto de fenômenos naturais e de sua história, o homem agiria sobre sua própria natureza e a transformaria. Para Marx, a essência humana não é algo abstrato e inseparável de cada indivíduo, mas sim o resultado da união, do conjunto das relações sociais.

7 -Compare a frase de Max “a essência humana não é uma abstração inerente a cada indivíduo”  com as ideais de Durkheim sobre a relação indivíduo e sociedade.
    Karl Max define que a essência humana é, na verdade, o conjunto das relações sociais e só pode ser tomada como uma generalidade interior que liga apenas naturalmente os muitos indivíduos.
    Esse conceito é semelhante à ideia de "Fato Social", definida por Durkheim como toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, independente das manifestações individuais que possa ter.
    Ambos concordam que em toda sociedade há uma "força maior", proveniente de um conjunto de morais e valores que moldam cada indivíduo, tornando-o um ser social.
              
         BIBLIOGRAFIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário