segunda-feira, 5 de março de 2012

ÉMILE DURKHEIM: SOCIOLOGIA #2


                     

Estudo do texto:
- Julgamentos de valor e de realidade.

1 ) O que são julgamentos de valor?
Julgamentos de valor são aqueles que têm por objeto dizer não aquilo que as coisas são, mas sim o valor atribuído por certo indivíduo a essas coisas. Pode-se estendê-lo a todo julgamento relacionado a uma avaliação, porém com certos cuidados.  Esses cuidados estariam relacionados a  quando falamos de preferências (prefiro cerveja ao vinho, vida ativa à sedentária e etc.), pois podem se parecer com julgamentos de valor mas no fundo são julgamentos de realidade, pois os mesmos não têm por função atribuir às coisas um valor que lhes pertença, mas somente afirmar a maneira que nos comportamos em face de certas situações e objetos.

2)     O que são julgamentos de realidade?
São julgamentos que tem como função exibir determinados fatos e enunciar coisas que existam, julgam aquilo que as coisas realmente são.


3) Qual a relação entre julgamento de valor e de realidade?
 A relação entre os dois é o fato de ambos partirem da mesma coisa, de ambos terem a mesma natureza: Ideais. No entanto, são julgamentos diferentes e embora o início seja uma única e idêntica faculdade, a diferença se dá por partirem de ideais distintos. Um exprime as realidades como realmente é e tem como objetivo maior analisar a realidade e traduzi-la o mais fielmente possível, chamados julgamentos de realidade. Já o outro transfigura as realidades de acordo com o que ela se relaciona, os chamados ideais de valor, são os chamados julgamento de moral e mostram um novo aspecto da realidade. No julgamento moral uma coisa pode perder ou ganhar valor de acordo com a mudança de ideal, sem que sua natureza mude.


4) O que os julgamentos de realidade tem a ver com a Ciência Positiva?
Julgamentos de realidade são julgamentos formulados que se limitam a exprimir determinados fatos, eles enunciam aquilo que existe. Esse tipo de julgamento está relacionado ao caráter da Ciência Positiva de retratar de forma neutra e clara uma dada realidade a partir de seus fatos, ou seja, enunciando aquilo que existe sem levar em conta subjetivismos.



5) O que é moral para Durkheim?
Moral para Durkheim é um sistema de regras de conduta, a “ciência dos costumes”. Contudo, essas definições são tidas como gerais. O diferencial de Durkheim é tratar a moral como uma obrigação, no entanto, não apenas uma obrigação ou uma noção de dever, para Émile Durkheim um ato de moral que devemos obedecer é aquele que apresenta um significado e não apenas algo que nos é ordenado, sem que haja nenhum porque como nos atos divinos. Para que algo seja cumprido é necessário gerar interesse no indivíduo de alguma maneira, que lhe cause sensibilidade e seja desejável, mesmo que imposto por processo de coerção.
  Para Durkheim, a moral não tem um objetivo individual, ela está relacionada com a sociedade em si na ligação entre o individuo e o grupo, para ele não há sociedade sem moral. O individuo não pode viver sem a sociedade, e a negação da mesma seria a negação e si mesmo. Contudo, ao mesmo tempo em que a sociedade apresenta essa função de bem do individuo ela também é considerada uma autoridade moral, pois para esse autor a moral está relacionada com a sociedade e não pode ser julgada, ou seja, por ser produto da coletividade ela deve ser colocada e imposta ao o indivíduo de modo que esse aceite e a exerça sem contestações. Para Durkheim, para aqueles que violam a regra moral há punições por não estarem de acordo com a regra preestabelecida,  mas quando os atos estão de acordo com a moral pública, tais atos são louváveis. Para Émile Durkheim, a moral está intimamente ligada aos atos de solidariedade.

6)     O valor moral da sociedade equivale a soma dos valores morais individuais?
Não, o valor moral da sociedade não é equivalente a soma dos valores morais individuais, pois os valores morais individuais podem ser muito distintos de um indivíduo para outro. Dessa forma, indivíduos com valores morais contrários ao valor moral da sociedade fariam com que os valores da sociedade não fossem formados pelos valores morais individuais. 

7) Quais exemplos que podemos dar da visão Durkheimiana da relação entre moral e sociedade?
A Sociedade define o que é moral e o que é amoral. A sociedade define regras de conduta para que o individuo seja aceito pela sociedade. Tudo que é realizado fora desses padrões morais é mal visto pela sociedade. Coisas que podem parecer simples, mas que para sociedade tem um grande valor moral, um valor de significado como a bandeira de um país ou uma imagem religiosa . A Moral molda o individuo de acordo com as suas vontades  e ir contra essas regras preestabelecidas é passível de punição.


  • Referência bibliográfica para a resposta da questão 5
FELIX DE MELO, MARINA; “A moral em Émile Durkheim” In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, XIV, Rio de Janeiro, 2009. Recife, 2009, Pag. 8 – 16.



Nenhum comentário:

Postar um comentário